Mau hálito: Causas e como curar-se desse mal naturalmente

O mau hálito, também chamado de halitose, não é uma doença, mas pode ser o sintoma de algum problema de saúde. Hoje falaremos sobre as principais causas do mau cheiro na boca, e também iremos falar sobre os principais tratamentos para se acabar de uma vez por todas com este problema.

Você que está sentindo mau hálito ou convive com alguém que tenha este problema sabe o desconforto que é. Muitas pessoas deixam até mesmo de socializar com vergonha do mau cheiro, impedindo o convívio social e gerando muitos traumas.

Mas quando descobrimos a causa e iniciamos o tratamento, tudo volta ao normal e a halitose vai embora. Porém, é preciso estar disposto a encontrar a causa do problema, pois somente com o fim dele é que poderemos eliminar o mau hálito.

Principais causas do mau hálito

Existem mais de 90 problemas que geram o mau hálito, a grande maioria deles (de 92 a 96%) estão ligados a problemas de origem bucal como saburra lingual, gengivite, periodontite, má higiene bucal, próteses defeituosas ou mal adaptadas, cáries dentárias abertas, má higienização de próteses, feridas cirúrgicas não cicatrizadas, cisto dentígero, hipofunção de glândulas salivares, alterações morfológicas da língua e muitos outros.

Mas também há alguns fatores extra-bucal que são problemas como estomatite, amigdalite, adenóides, rinossinusite, faringite, broncopneumonia, tuberculose nasal primária, ulcerações do esôfago,  hipoglicemia, alterações intestinais, alterações hepáticas,  alterações renais, e muitos outros.

Para saber ao certo o que é pode ser a causa do mau hálito, é importante verificar outros sintomas no seu dia a dia e procurar a ajuda médica ou odontológica, pois assim será possível identificar o problema e iniciar o tratamento para acabar de uma vez por todas com a halitose.

Como saber se estou com mau hálito?

Já ouviu falar que quem avisa, amigo é? Pois bem, se algum amigo te alertou que você está com mau hálito é preciso acreditar e buscar encontrar as causas desse problema.

Muitas vezes não sentimos que estamos com mau cheiro na boca porque o nosso olfato se adapta a novos odores com facilidade, principalmente se ele for um odor constante.  Sendo assim, muitos só percebem que estão com este problema quando passam a ouvir queixas de pessoas próximas.

Todavia, é preciso saber identificar o grau do odor que pode ser desde o hálito natural, até a halitose severa, passado pelo mau cheiro leve, moderado ou forte. Uma pessoa de confiança poderá te ajudar a fazer esse teste ao longo do dia.

Esse teste é importante também para que você tenha certeza se o mau hálito é tão forte quanto você pensa que é, melhorando assim a sua confiança em sair em público sem se privar do convívio social como acontece muitas vezes.

Anote essas informações para poder falar com o médico ou dentista, perceba também se há outros sintomas que possam indicar problemas de saúde, como dor na hora de escovar os dentes, sangramento na gengiva, tosse, dores na garganta e etc. Assim o diagnostico será muito mais rápido.

como-fazer-bolo-no-pote[1]

Como descobrir o problema de mau hálito?

Ao procurar o médico ou dentista, relate a ele esses sintomas, além de falar o grau de odor que foi identificado. Dessa forma ele poderá descartar doenças e ter o diagnóstico mais rápido. Vários exames podem ser solicitados, principalmente para casos de mau hálito extra-bucal, que podem estar ligados a problemas estomacais, pulmonares ou de origem metabólica.

Se procurar o dentista, pesquise na sua região por profissionais especializados em problemas de mau hálito, há uma série de consultórios odontológicos com especialistas que irão te ajudar a identificar os problemas bucais que estão relacionados à halitose.

Fora o diagnóstico preciso, você também poderá contar com formas de tratamento avançadas que conseguem eliminar o problema causador do mau hálito em pouco tempo, permitindo que você se livre desse mal.

No consultório médico também é importante passar por especialistas, um clínico geral poderá te encaminhar para um gastroenterologista, caso o problema causador do mau hálito esteja ligado a doenças do estômago, ou a um pneumologista para casos de problemas pulmonares. Todavia, é importante procurar uma ajuda médica com urgência, para conseguir fazer os exames e iniciar o tratamento.

Tratamento para acabar com o mau hálito

O tratamento caseiro para mau hálito estará ligado à sua causa, por isso siga o conselho do profissional dentista ou médico especialista para ter a melhora no problema. Algumas clínicas especializadas em halitose ainda oferecem um atendimento multidisciplinar, isso é, médicos e dentistas farão o tratamento em conjunto para acabar de uma vez por todas com o mau hálito.

Nessas clínicas outros profissionais também participam do tratamento como psicólogos, especialistas em distúrbios do sono, nutricionistas e mais que ajudarão no processo de cura, pois muitas vezes o problema está relacionado a várias partes do seu corpo.

Através da avaliação será possível iniciar o processo de cura do problema causador do mau hálito, tratando assim a doença que está por trás desse sintoma, evitando que ele venha a aparecer novamente.

Mas há alguns tratamentos caseiros que poderão te ajudar a aliviar o odor, como escovar dentes e língua e manter a higiene bucal ao longo do dia. Outra dica importante é comer a cada 3 ou 4 horas para evitar ficar muito tempo sem se alimentar, muitos casos de halitose estão ligados à alimentação.

Para evitar o mau hálito, também é possível chupar balas, chicletes ou até mesmo mastigar um cravo da índia, pois ele tem ação antisséptica, combate as bactérias e perfumam o hálito.

Alguns chás são ótimos para acabar com o mau hálito, como chá de erva-doce, chá verde, chá de canela, chá de cravo e outros que ajudarão a aliviar o odor da boca.

Misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e tomar antes das refeições também ajuda a curar o mau hálito, desde que ele não esteja ligado a problemas severos.

Muitas vezes melhorar a alimentação também ajuda a curar a halitose, principalmente em problemas estomacais que estão ligados ao mau cheiro da boca. Comer mais frutas e verduras irá melhorar o estômago, aliviando assim o dor.

Leave a Reply