Dor de Garganta Persistente o Que Fazer?

By | 9 de dezembro de 2014

Dificuldade para engolir e falar, dores constantes, febre persistente, os sintomas são muito similares, mas os motivos para a dor de garganta podem ser os mais diversos.

Muitas vezes um sintoma de outras doenças, a dor de garanta persistente é o típico problema oportunista, que acontece quando o corpo está sob ataque, e por isso mesmo deve ser encarada com cuidado, pois o diagnóstico errado pode tratar o sintoma sem curar a doença que o causa.

Alguns comportamentos e hábitos podem provocar dor na garganta. Profissionais que usam muito a voz, como professores, vendedores ambulantes, cantores e similares têm muito mais chance de desenvolver problemas relacionados à dor de garganta.

Tabagismo, poluição, respirar pela boca, baixa imunidade e fazer uso muito intenso da voz sem aquecimento ou exercícios vocais pode ocasionar lesões e doenças relacionadas à dor na garganta.

Dor de Garganta Persistente

O Que é Bom Para a Garganta Inflamada Dolorida?

Aliviar a dor na garganta inflamada é interessante se não for a única atitude tomada, já que maquiar os sintomas dificulta e muito o processo de diagnóstico médico, especialmente no caso da febre demorar para baixar.

Pastilhas, especialmente as de gengibre, são aliadas interessantes para diminuir as dores na garganta e o inchaço, já que aumentam a temperatura do corpo e auxiliam no combate a doença. Os chás também são excelentes auxiliares para impedir que a dor de garganta te impeça de cumprir suas tarefas diárias.

Romã, alho, mel, limão, entre outras ervas e temperos, como a canela e o gengibre, estes ingredientes são as melhores soluções naturais para a dor de garganta.

Os remédios recomendados geralmente são antitérmicos e anti-inflamatórios, que ajudam a aliviar a febre e a dor, embora não sejam garantia de eliminação da fonte do problema.

Como Curar a Dor de Garganta?

Caso o tratamento dos sintomas não dê resultado e dores na garganta persistam por mais de uma semana, consulte um médico, pois isto pode ser uma doença mais séria, como uma infecção viral ou bacteriana. Dependendo da situação, existe inclusive a possibilidade de retirar as amídalas, para evitar que o dano seja ainda maior.

Remédios Para a Dor de Garganta

Antibióticos e anti-inflamatórios são os remédio para dor de garganta mais comuns para acabar com a fonte da dor de garganta. O que pouca gente sabe é que, ao contrário do que pode parecer, a progressão de anti-inflamatório para antibiótico não é o tratamento mais adequado.

O que ocorre é que, na maioria das vezes, a dor de garganta é causada por bactérias, e os antibióticos não têm nenhum efeito positivo neste caso. Os anti-inflamatórios mais usados nos casos de dores na garganta são:

  • Naproxeno;
  • Diclofenaco;
  • Cetoprofeno;
  • Cloridrato de benzidamina.

Tanto os antibióticos como os anti-inflamatórios devem ser tomados somente com prescrição médica. A automedicação é um dos maiores motivos de piora de doenças mais graves relacionadas com dor de garganta.

Remédios Caseiros Para Tratamento de Dor Na Garganta

Os remédios naturais, entretanto, podem ser usados para aliviar as dores de garganta sem maiores prejuízos, já que chás de ervas e pastilhas naturais podem ser usados, inclusive de forma preventiva.

Abaixo você confere algumas dicas de frutas e produtos naturais que previne para que você não sofra com o problema de garganta infeccionada e amigdalite, ingredientes mais comuns a serem usados para dores de garganta:

Maçã: Muito usada por oradores e cantores, a maçã tem uma ação de limpeza da garganta que faz dela uma das maiores aliadas para a manutenção da saúde das cordas vocais. O chá de maçã com canela é muito usado, por ser saboroso e muito benéfico.

Canela: Muito usada por seu sabor e efeito termogênico, é o acompanhamento para o chá de maçã, de limão, e pode substituir o gengibre na maioria das receitas, por ser mais suave. Use a canela em casca (também chamada de canela em pau) para este tipo de receita.

Gengibre: Um dos temogênicos e anti-inflamatórios naturais mais potentes, pode ser consumido de diversas maneiras, balas de gengibre são vendidas nas farmácias e lojas de produtos naturais, sendo excelentes para a prevenção. No caso de já estar com dor, um chá de gengibre, com limão e mel é uma das soluções mais potentes e efetivas.

Limão: Por ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, é usada para fortalecer as defesas do corpo em caso de gripes e resfriados, que também podem ocasionar dor de garganta.

Mel: Por sua ação protetora e anti-inflamatória,  o mel é,além de base para muitos remédios para problemas respiratórios, é essencial para qualquer receita caseira para dor de garganta. a própolis, cera que as abelhas usam para proteger suas colmeias é extremamente eficiente como antibiótico natural, sendo e o composto de mel com própolis pode ser utilizado sem prejuízo, para dores na garganta e outros problemas em geral.

Aqui mesmo em nosso site você pode encontrar uma lista com remédios caseiros para dor de garganta que você tem em casa e que qualquer pessoa pode usar para aliviar as dores constantes de garganta que tanto incomodam.

Sugeridos a você

24 thoughts on “Dor de Garganta Persistente o Que Fazer?

  1. paiva oliveira

    Sinto mt dor na guela e ja nao consigo mais comer direito,gostaria de que vcs me desse uma solucao de ajuda de um bom remedio caseiro,tem algu na minha guela que fica me incomodando direto,e com isso nao da nem pra falar doreito,nao consigo nem dormi direito,,isso causou pq eu falei de mais um dia ai fiquei meio roco dai nao fiquei mais bom so piora,,eu sou radialista e falo tbm em carro de som,,por favo me ajude ja nao sei mais o que fezer..

    Reply
      1. grace

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk GUELA.

        Reply
        1. aldenora lima

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          garganta
          no nordeste guela é referente a garganta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Reply
          1. Mira

            Guela ou garganta é a mesma coisa. Nunca ouviu a expressão “querem nos enfiar guela abaixo”? Tá sendo muito usada atualmente, na atual conjuntura.

        1. Mira

          Também estou com dor de garganta a vários dias, já tomei antibiótico, anti-inflamatório e nada. Parece que tem um bichinho do ham ham na minha garganta.

          Reply
    1. Alessandra

      EU TÔ COM A GARGANTA INFLAMADA,TÁ DOENDO MTO DOIS ATÉ PRA CONVERSAR,GRITA,COME,BEBÊ. MILHA CABEÇA DOIS MTOOOOO FORTE ALGUÉM SABE OQUE QUE É?

      Reply
    2. Gilda Mattos

      A forma correta de escrita da palavra é goela. A palavra guela está errada. Sempre que quisermos referir a garganta, a parte do nosso corpo por onde os alimentos passam da boca para o esôfago, podemos usar o substantivo comum feminino goela.

      Reply
  2. Guela

    guela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Reply
  3. Luciana Karla Almeida rabelo

    Meu filho de doze anos está há alguns dias com a garganta muito inflamada,ele está ficando apático,com febre baixa,nesses quatro dias,senti dores nas costas, há dois dias sentiu dores fortes no peito,mas hoje ele apresentou uma palidez estranha no rosto e vomitou,acho que que foi o ar condicionado,que ficou sem manutenção e estava pingando no quarto,o que fazer

    Reply
  4. Malagueta

    Voces ai que fizeram o kkkk deveriam rir de voces mesmos, mostraram que nem conhece o Brazil de voces, cada estado tem seu palavriado e costume, eu ja ouvi guela, e garganta, o imbecil que falou de grelo, deve ser no seu estado que existe esta palavra, eu ja ouvi grelo e clitoris, gente ignorante.

    Reply
  5. Paulo

    Minha garganta inflamo, tive febre e dor no corpo e eu fui à um atendimento médico que verificou minha garganta e passou AZITROMICINA , 1 conprimido por dia durante 7 dias e passou predissulona( predissim) de 12/12hs por 7 dias. Comecei a tomar os medicamentos dia 12/10 /2017. Acabei dia 19/10/2017, tomei certinho e melhorei, quando foi dia 23/10/2017 minha garganta inflamou novamente, 4 dias despois dos medicamentos. Gostaria que alguém me explicasse o que pode ter acontecido ” pois odeio ficar com a garganta inflamada

    Reply
    1. Rony

      Tbm aconteceu comigo Paulo, me passaram estes mesmos remédios tomei tdos no horário e dias certos ms depois de três dias a inflamação voltou.

      Reply
      1. Clara Alves

        Tenho inflamações frequentes da faringe ou laringe. Fico rouca, dói e fico afónica.
        Já estou farta de tomar medicamentos fortes passa e volta.
        K exames devo fazer ás cordas vocais ( zona da garganta) fsringe ou laringe ?.
        Allgum médico é capaz de dar opinião ?
        Obga. Clara Alves.

        Reply
      2. Matheus

        Pode ser que sua inflação seja causada por vírus (em que o antibiótico não tem efeito) ou, e mais provavelmente, que a Azitromicina já não faz mais efeito. Isto é, as bactérias que estão na sua garganta já são resistentes a esse medicamento.
        O ideal é voltar ao médico e informá-lo sobre isso.
        Provavelmente vai passar outro antibiótico, caso sua infecção seja bacteriana.

        Alerta: tomar antibióticos sem necessidade ou não finalizar o tratamento conforme recomendado pode causar resistência nas bactérias, levando a evolução para super-bactérias, uma das grandes preocupações do comunidade médica.

        Reply
  6. Fernando

    Estou com uma dor de garganta fortissima . Passaram pra eu tomar hibuprofeno e um líquido pra gargarejo. Comecei tomar hojez estou com a dor faz 3 dias e é a dor mais forte que já senti até hoje chega repuxar a perna quando você engole a saliva e absurda a dor. Demora pro medicamento começar agir ? Já até chorei de nervoso de tanta dor. Tô desesperado. Segundo o médico daqui da Irlanda e infeção bacteriana.

    Reply
  7. Wellington Lessa

    O teste é muito simples e não há a necessidade de exame de sangue. Placas esbranquiçadas, é sinal de infecção! Além disso,quando vem acompanhada de febre,é só mais uma confirmação de que garganta encontra-se num processo infeccioso!
    Não, haverá discussão, se não houver histórico alérgico à penicilina, será ela mesma! Contudo se houver, azitromicina!

    Reply
  8. Carla

    Estou a uma semana com dor forte de garganta não consigo nem engolir a saliva que dói muito.
    Já tomei cetoprofeno, nemisulida, amoxilina e até injeção Bezetacil e nada cura minha garganta.
    Não sei mais o q fazer.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *